Tamanho da letra A- A+


APROSMAT

A diretora executiva da Aprosmat, Andreia Bernabé, visitou recentemente a equipe de sementes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para possível colaboração na área de treinamento de pessoal. A associação decidiu recentemente que seus associados coloquem no mercado somente lotes de sementes de soja com, no mínimo, 85% de germinação. A obtenção de lotes de sementes com alta qualidade requer profissionais preparados adequadamente e, sem dúvida, a junção de esforços possibilita grandes avanços.

PARCERIA

As empresas Rigrantec e Grazmec acabam de firmar parceria para a cessão aos seus clientes de máquinas de Tratamento Industrial de Sementes, na modalidade comodato, com o fornecimento de máquina e produtos para serem utilizados e incorporados nas sementes, garantindo um melhor desempenho das mesmas e com liberdade de escolha do defensivo agrícola. Boas parcerias são importantes para atender melhor o cliente.

QUALIDADE SEMENTE

A cooperativa C Vale, com forte atuação no agronegócio nacional, está promovendo junto aos seus agricultores o uso de sementes de alta qualidade. Para isso, instalou campos demonstrativos na propriedade do agricultor, realizou shows rurais e proporcionou aos agricultores palestras específicas com especialistas da área de sementes. A receptividade foi muito boa.

BIOTECNOLOGIA

A ISAAA, em seu relatório anual, salienta que após 20 anos da introdução dos materiais GM, se cultivam praticamente 180 milhões de hectares com estes materiais, sendo que mais da metade desta área está na América Latina, Ásia e África. Destaque para os 18 milhões de pequenos agricultores, em países em desenvolvimento, que se beneficiam do cultivo com materiais GM. Outro destaque é o cultivo de mais de 800.000 hectares de milho GM com resistência à seca.

QUALIFICAÇÃO

Acaba de defender sua tese de doutorado Danielli Olsen, abordando o efeito do vigor da sementes de soja sobre a produtividade. Os resultados ratificaram outros estudos em que sementes de alta qualidade produzem mais, independente do hábito de crescimento e da metodologia de avaliação. A ratificação é importante para sedimentação do conhecimento. Parabéns à doutora.

PREMIAÇÃO

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (MCTMA) de Cuba outorgou o PRÊMIO TERRITORIAL à Profa. Marlen Navarro Boulandier, da Universidade de Matanzas, Cuba, ao Prof. Dr. Silvio Moure Cicero e ao Dr. Francisco Guilhien Gomes Junior, ambos do LPV/ESALQ/USP, pela realização do trabalho intitulado UTILIZACIÓN DEL ANÁLISIS DE IMÁGENES EN LA EVALUACIÓN DE LA MORFOLOGIA INTERNA Y EL VIGOR DE LAS SEMILLAS DE Morus alba, Moringa oleiferay y Jatropha curcas. O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise de Imagens do LPV/ESALQ/USP, como parte do Programa de Pós-Doutorado realizado pela professora Marlen.

FORRAGEIRA TROPICAL

O Grupo Matsuda acaba de apresentar duas novas cultivares de forrageiras tropicais: a Andropogon gayanus cv. MG7 Tupã, e a Setaria sphacelata MG11 Tijuca. Ambas as cultivares são gramíneas tetraploides de ciclo perene, provenientes do banco de germoplasma da empresa, cujos trabalhos de melhoramento começaram em 2004. As sementes serão comercializadas através da tecnologia de revestimento “Série GOLD MATSUDA”, que possui tratamento com polímero e fungicida, melhorando a eficiência de germinação. Opcionalmente, a critério do cliente, no tratamento poderão ser adicionados inseticidas específicos.

HORTALIÇAS


O Dr. Warley Nascimento (Embrapa) comunica que será realizado, no período de 19 a 21 de outubro próximo, na cidade de Areia (PB), o tradicional curso sobre produção e tecnologia de sementes de hortaliças. A produção de sementes de muitas hortaliças requer tecnologia especial e suas técnicas de pós-colheita são igualmente sofisticadas, absorvendo profissionais altamente preparados. O curso vai nesta direção. Informações: cnph.cursosementes@embrapa.br

TREINAMENTO DE PESSOAL

Alexandre Levien e Airton Lange, da Fundação Pró-Sementes, em visita recente à SEEDnews, comunicaram que a entidade estará realizando uma série de treinamentos em produção e tecnologia de sementes em vários estados do país, começando na segunda quinzena de maio. Esta demanda foi originada, principalmente, pela adoção de padrões de qualidade fisiológica das sementes mais altos, por parte dos produtores. Felizmente, o agricultor reconhece os benefícios do uso de sementes de alta qualidade.

TERRAS BAIXAS

O aumento de cultivo de soja em terras baixas está fazendo com que tradicionais produtores de sementes de arroz também se preparem para a produção de sementes de soja. Atualmente, os dias de campo enfatizam as evoluções tanto em arroz como em soja, contemplando agricultores cada vez mais preparados para a diversificação.

ABRASEM

A SEEDnews teve a oportunidade de discutir com os diretores da Abrasem, José Américo Rodrigues e Narciso Barison Neto, durante o evento da Expo Direto, em Não-Me-Toque (RS), as propostas de mudanças na Lei de Proteção de Cultivares. Parece que há consenso entre os atores da cadeia de grãos que a proteção de cultivares deverá ser melhorada e que todos paguem algo para o obtentor. Espera-se um desfecho ainda para 2016.

INOVAÇÃO

A empresa MOMESSO anuncia o início das vendas das selecionadoras óticas SEA (uma empresa pertencente à Cimbria), reconhecidas internacionalmente pela excelência na classificação e alta performance. As máquinas trazem a última palavra em tecnologia, porém preservando o conceito de simplicidade de uso e facilidade de configuração. Com precisão de leitura, oferecem a mais alta resolução ótica, de 0,1mm, e capacidade de identificação de defeitos por cor, brilho, contraste, tamanho e forma.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br