Tamanho da letra A- A+


Novos desafios

Após 29 anos de profícuo trabalho, Cláudio Peixoto acaba de acertar desligamento da empresa Pioneer. Peixoto muito já contribuiu para o sistema brasileiro de sementes como presidente da Braspov e do CIB, como diretor e membro do conselho administrativo da ABRASEM, responsável pelo esquema OECD de certificação de sementes no pais, entre outras importantes funções. Na Pioneer, desempenhou vários cargos, sendo o último o de diretor de marketing. A SEED News deseja sucesso ao executivo em sua nova caminhada.

Prêmio

Recebeu prêmio de 1º lugar no XXIV Congresso Panamericano de Sementes o trabalho “Produtividade e qualidade fisiológica de sementes de arroz irrigado tratadas com silício”, apresentado pelo dr. Geri Meneghello, da UFPel. A pesquisa destacou-se pela evidência dos resultados benéficos do silício na cultura do arroz. Parabéns aos autores.

Curso

A empresa Cool Seed realizou, em novembro último, o seu tradicional curso sobre sementes para seus clientes. Neste ano, os assuntos abordados foram armazenamento, qualidade de sementes em função da temperatura e umidade, e o negócio de sementes. Vários profissionais do setor público e privado colaboraram com o evento. A Cool Seed está no ramo de armazenamento e secagem de sementes com atuação no Brasil e na América Latina.

Presidência

A Federação Latino-Americana de Associações de Sementes (Felas) acaba de eleger Patrícia Paredes, da empresa Interoc, do Equador como sua presidente para o biênio 2014/16. A Felas é uma entidade criada em função do Congresso Panamericano de Sementes, iniciado na década de 1960. A entidade está passando por uma reestruturação, onde a principal mudança é aceitar como membros órgãos públicos de governo.

Parceria

Dezembro de 2014 marcou o encerramento do curso de especialização em sementes oferecido pelo convênio UFPel e ABEAS. A parceria começou em 1985, registrando a participação de mais de 1000 profissionais. Parcerias são importantes para melhor atender demandas específicas e de maior abrangência. Este mesmo curso é oferecido no exterior, também em convênio com entidades ligadas ao setor agrícola.

Sistema de sementes

Tomou posse como novo presidente da CSM-RS, Airton Lange. A CSM é o fórum onde se discutem as políticas públicas de sementes, do qual participam todos os atores da cadeia de sementes, e onde o RS é bastante ativo. Lange possui larga experiência em sementes sob seus vários aspectos, e com certeza dará sua contribuição para aumentar o uso de sementes de alta qualidade das variedades melhoradas.

Qualificação

Defenderam tese de mestrado Kézia Ribeiro Silva, da empresa Pioneer, e Valdemar Ludwig, da cooperativa Cotrijal. Kézia apresentou seu trabalho de certificação de sementes para exportação no esquema OECD, enquanto Valdemar apresentou a taxa de uso de sementes pelos cooperantes da Cotrijal. Os dois profissionais tiraram proveito dos convênios que a UFPel mantém, em seu programa na Área de Sementes, para possibilitar o avanço no conhecimento daqueles que não podem ausentar-se por muito tempo de seus locais de trabalho.

Uso de sementes

Em recente reunião com Alexandre Levien e Airton Lange, da Fundação Pró Sementes, fomos informados que o uso de sementes próprias está aumentando de forma acentuada no país. Isto é atribuído a dois fatores: a lei de proteção de cultivares, que permite, e a lei de sementes, que instrui como fazer. A Fundação Pró-Sementes é a primeira e maior agência de certificação de sementes, constatando in loco a tendência mencionada anteriormente, que não é boa para sustentabilidade do negócio.

Biotecnologia

A SEED News recebeu visita de seu primeiro colaborador na seção de biotecnologia. Segundo o dr. Gaspar Malone, que atualmente desempenha suas atividades profissionais junto à empresa Donmario no Brasil, as mudanças no melhoramento vegetal estão sendo grandes e rápidas, requerendo dos programas de pesquisas uma boa visão das tendências agronômicas, que em sua opinião devem ser consideradas com pelo menos cinco anos de antecedência, isto pelo tempo requerido para a criação e desevolvimento de uma nova cultivar.

Capacitação

No intuito de capacitar responsáveis técnicos, encarregados e operadores de máquinas nas UBSs das empresas de sementes de gramíneas forrageiras, a Anprosem, em parceira com a Fundação Pró- Sementes, realizou curso específico de beneficiamento e armazenamento de sementes. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Evaldo Cervieri Filho, em dezembro último, em Presidente Prudente-SP. Poucas são as instituições que propiciam este tipo de treinamento. Parabéns aos organizadores.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br