Tamanho da letra A- A+


INVESTIMENTO

Em fase de reestruturação de seu negócio de sementes, a cooperativa Cotripal, através de seu presidente Sérgio Porn, juntamente com os colaboradores Eugênio Pott e Ronaldo Muller (todos engenheiros agrônomos), está promovendo visitas em unidades de beneficiamento de sementes e consultando especialistas do setor. Em visita à SEEDnews, mostraram otimismo com as perspectivas para quem investe em tecnologia e recursos humanos. Em setores nos quais a concorrência é forte, atualizações de conceitos e estratégias arrojadas são importantes atitudes.

BONS SERVIÇOS

Eugênio Bohatch ingressou na Apasem em 1977, como secretário executivo, e, após 39 anos de bons serviços prestados à entidade, acaba de se aposentar. A Apasem é uma das fortes entidades sementeiras do país pelo volume e qualidade da semente produzida e, com certeza, Bohatch tem muito a ver com esse desempenho. Ele dá lugar a Clênio Debastiani na secretaria executiva da entidade. Parabéns a Eugênio e sucesso a Debastiani.

MESA DE GRAVIDADE

A Silomax, tradicional empresa de equipamentos para UBS, acaba de lançar no mercado uma nova mesa de gravidade com várias inovações, como sistema eletrônico de regulagem, inversor de frequência e o uso de coxim de borracha ao invés do tradicional sistema de molas, aumentando sua durabilidade e diminuindo a manutenção. A mesa de gravidade é conhecida pelo complexo sistema de regulagens. Inovação bem vinda.

QUALIDADE DE SEMENTE

A ABRASS, em recente reunião com seu comitê de assessores técnicos, definiu prazos e incumbências para elaborar os guias práticos para produção de sementes de soja. Também está em estudo a oferta de treinamento de pessoal exclusivo para os associados da entidade em aspectos tecnológicos e comerciais.

POSICIONAMENTO

A empresa Laborsan, dedicada a componentes para o tratamento de sementes, está reposicionando sua empresa quanto a oferta de produtos. Segundo a diretora Juliana Biscaia, a empresa entrará no ramo de incrustação de sementes, em especial para espécies forrageiras, segmento em que os benefícios são facilmente constatáveis pela facilidade de semeadura. As sementes de forrageiras respondem por mais de 10% do negócio de sementes no país, merecendo mais atenção quanto ao uso de tecnologia.

INFORMÁTICA

Os dados referentes ao negócio de sementes são volumosos, absorvendo bastante mão de obra. Neste sentido, felizmente, a informática avançou e atualmente os dados podem ser consultados e interpretados num curto espaço de tempo com auxílio de programas especiais. Segundo Manfred Leoni Schmid, diretor da empresa Agrotis, a demanda está em alta, com envolvimento de profissionais da área agronômica, além da ciência da computação.

LIVRO


Acaba de ser lançado o livro “Fundamentos da produção de sementes em culturas produtoras de grão”, de autoria de Marcos Paulo Ludwig. O livro contempla vários aspectos do processo de produção, como quando, quanto, onde e como produzir. Mais informações podem ser obtidas com o autor pelo email: marcos.ludwig@ibiruba.ifrs.edu.br.

IDENTIFICAÇÃO

Durante o evento da CSM-PR, em agosto último, o organizador das atividades, Scylla Cesar Peixoto, teve a brilhante ideia de distribuir aos participantes uma sacola de juta com informações contidas nas embalagens de sementes da década de 1970. A juta não é mais utilizada, entretanto os padrões sobre atributos de qualidade referentes à germinação e pureza são iguais. Há movimentos de alguns atores da cadeia de sementes para aumentar o padrão mínimo da germinação das sementes, após quase meio século de sua normatização.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A área de sementes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a área de sementes da Universidad Nacional de Asunción- Paraguai estão terminando um projeto de qualificação de pessoal inserido no programa da CAPES-Mercosul. Em setembro último, ocorreu o encontro das duas equipes em Assunção, com avaliação positiva do intercâmbio ocorrido entre as instituições. A área de Sementes da UFPel possui uma larga experiência em qualificação de pessoal oriundo da América Latina.

TRATAMENTO DE SEMENTES

A empresa Rigrantec, conhecida no uso de polímeros protetores em TIS, consolida-se no mercado de enraizadores e fertilizantes, com seus produtos à base de extrato de algas marinhas e micronutrientes específicos. Pela experiência neste segmento, a Rigrantec fornece insumos compatíveis com os agroquímicos usados nos tratamentos e polímeros disponíveis no mercado, permitindo seu uso seguro.

LIDERANÇA

O presidente da ABRASS, Marco Alexandre Bronson Sousa, e o presidente da BRASPOV, Ivo Marcos Carraro, dois importantes líderes do negócio de sementes de soja, aproveitam eventos sementeiros para discutir avanços na lei de proteção de cultivares. Esta lei, ora em trâmite no Congresso Nacional, necessita ser aperfeiçoada para o sucesso do agronegócio. Da forma como está, não incentiva a criação de mais e melhores cultivares.

Congresso ISF


Congresso ISF 22 a 24 de Maio de 2017 Budapeste - Hungria www.worldseedcongress2017.com

Congresso ABRATES


Congresso ABRATES 07 a 10 de Agosto de 2017 Foz do Iguaçu - PR - Brasil www.abrates.org.br

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br