Tamanho da letra A- A+


TRATAMENTO DE SEMENTES

Ricardo Cunha, da empresa de sementes Lagoa Bonita, localizada no estado de São Paulo, está satisfeito com sua unidade de tratamento de sementes, na qual, além de preparar suas próprias sementes, também está prestando serviço a agricultores que compraram sementes de outros produtores, assim como de sementes de revendas. O tratamento industrial recebe o devido reconhecimento pelos benefícios que proporciona.

PESSOAL

A empresa Biogrow acaba de contratar Marina Merces Lino para gerente de Análise de Sementes, e Evandro Marcus de Paula como gerente de Máquinas. Ambos se juntarão a Marcelo Borges, gerente de Polímero. A empresa vislumbra um grande crescimento no país, considerando a conscientização do agricultor sobre os benefícios de uma semente bem tratada.

QUALIDADE DE SEMENTE

Em recente pesquisa sobre qualidade de sementes no estado de Mato Grosso, como parte de sua tese de mestrado, Magda da Fonseca Chagas verificou que mais de 80% dos lotes de sementes utilizados pelos agricultores possuíam mais de 90% de viabilidade. Este resultado, aliado às condições adversas para produção de sementes, são as razões de o estado possuir a maior taxa de utilização de sementes (81%) no país. Como se percebe, sementes de alta qualidade possuem o reconhecimento do agricultor.

EMBALAGEM

Foi testado com sucesso pela Embrapa uma embalagem de polipropileno trançado com uma lâmina de plástico com microporos, para sementes tratadas. Os testes de umidade, liberação de pó e qualidade fisiológica, durante o armazenamento das sementes, mostraram-se similares às embalagens de papel. A embalagem tem um preço menor que a de papel.

SOJA


A empresa BASF, em parceria com a Embrapa, está em processo de multiplicação de sementes da soja Cultivance (resistente a um herbicida total). Ao mesmo tempo, organiza a forma de comercialização, que provavelmente seja somente através da classe de semente certificada, utilizando-se de agência de certificação de sementes. A soja Cultivance é patenteada, ou seja, sua proteção é robusta, indo até o grão.

QUALIFICAÇÃO

Defendeu tese de mestrado Deusileide de Oliveira Hamer, da empresa “Estrela do Cerrado”, de Mato Grosso, cujo assunto foi sobre relação entre contaminação varietal e classificação por tamanho em sementes de soja. Há recomendação de que a metodologia de verificação de outras cultivares por número, realizada em número de sementes, seria mais adequada, pois estaria relacionada diretamente com a quantidade de outras cultivares semeadas em uma determinada área.

PADRÃO DE QUALIDADE

A Fundação Pró-Sementes está oferecendo aos produtores de sementes seu serviço de certificação, para que estes possam oferecer ao mercado lotes de sementes com um mínimo de 90% de germinação. Trata-se de uma tendência de mercado para agricultores mais exigentes quanto à qualidade de sementes. O serviço engloba todas as categorias comerciais de sementes. Este procedimento é contemplado por lei, permitindo que o agricultor possa colocar em sua embalagem um mínimo de germinação superior aos tradicionais 80%.

HORTALIÇAS


A Embrapa Hortaliças está promovendo, de 14 a 16 de outubro próximo, na cidade de Curitibanos-SC, a 15ª edição do curso sobre produção e tecnologia de sementes de hortaliças. Por diferentes razões, entre elas a tecnologia de produção, grande parte das sementes de hortaliças consumidas no país são importadas. O curso, com certeza, ajudará a produção nacional de sementes. Informações: hortaliças.imprensa@embrapa.br .

TRADIÇÃO

Localizada em Diadema-SP, a Laborsan Agro, empresa 100% nacional, pioneira na fabricação de polímeros e adjuvantes para o agronegócio, completa 18 anos. Seu diretor, Francisco Albuquerque, ressalta as vantagens da forma de gestão da empresa, que conta com um laboratório onde uma equipe qualificada traz inovações e soluções. A equipe comercial é composta por profissionais comprometidos não apenas com a venda, mas com a satisfação de seus clientes.

ANÁLISE DE SEMENTES

O laboratório de sementes UNILAB, de Passo Fundo-RS, acaba de tornar-se membro da International Seed Testing Association (ISTA). Assim, poderá participar nos testes de referência da entidade, entre outras facilidades, mantendo-se atualizado nas análises de sementes, cujas regras a ISTA edita anualmente. Parabéns pela iniciativa.

HOMENAGEM

A Comissão de Sementes e Mudas do RS homenageou, em seu evento anual, o produtor de sementes Narciso Barison Neto. Atual presidente do conselho deliberativo da ABRASEM, e várias vezes presidente da Apassul, Narciso mostrou sua capacidade de liderança e dinamismo à frente destas instituições. Reconhecimento justo para quem atua há mais de 35 anos no setor sementeiro nacional.

TRADIÇÃO

Merece reconhecimento Scylla Cezar Peixoto do MAPA-PR, que organiza e promove o ciclo de reuniões conjuntas da CSM-PR, que neste ano de 2015 completou sua 34ª edição. Estas reuniões servem de fórum para discussões sobre aspectos relacionados ao negócio de sementes no estado. A CSM-PR é uma das comissões mais ativas, gerando sugestões que realmente melhoram o sistema de sementes. Neste ano, o assunto foi qualidade de sementes.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br