Tamanho da letra A- A+


Arroz híbrido

A SEED news recebeu, recentemente, a visita do diretor da empresa RiceTec dedicada à criação e comercialização de sementes de arroz híbrido, Ricardo Bendzius. Na oportunidade, o executivo salientou que após mais de uma década atuando no país, apenas em 2014 conseguiu ter um resultado positivo. Isto demonstra que o sucesso de uma empresa dedicada ao melhoramento vegetal requer anos de pesquisa e desenvolvimento e materiais superiores.

Pessoal

A equipe de sementes da UFPEL acaba de incorporar o dr. Luis Eduardo Panozzo que atuará na área de pós-colheita. Após quatro professores da equipe terem se aposentado nos últimos anos, três já foram substituídos, sendo o último Panozzo. A capacitação em sementes na UFPEL foi uma política governamental dos anos 1970 e mantida pelos atuais dirigentes da entidade. O sistema de sementes do país agradece.

capacidade produtiva

Há vários anos ocorre um concurso sobre a capacidade de produção de sementes de uma planta de soja. Este ano o máximo foi obtido numa planta com 21.425 vagens. Este máximo vem aumentando ano a ano, demonstrando que o agricultor está dominando o processo de maximizar a produção, seja através de técnicas agronômicas ou cultivares mais produtivas.

Padrão de sementes


A Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso (CSM-MT) em reunião com seus membros, aprovou uma requisição dos produtores de sementes e dos agricultores, para aumentar o padrão mínimo de germinação para sementes de soja comercial (S1,S2, e certificada) de 80 para 85%. O fundamento foi que há tecnologia e conhecimento disponível para produzir sementes desta natureza em quantidade e qualidade e isto contribuirá para o aumento de produtividade da soja. Bem fundamentado.

Vigor

No show rural de Não Me Toque, em março último, várias foram as empresas que apresentaram os benefícios do uso de sementes de alta qualidade. Entre elas, a Dimicrom, com seu estande Construindo Plantas, e a Brasmax com Falhas, Duplos, e Stande. Houve consenso de as ilustrações dos efeitos da qualidade da sementes ser a Cereja do Bolo para os visitantes do show rural. Foi interessante ver as observações positivas dos agricultores.

Capacitação

Defendeu tese de mestrado Fabio Sanders, da empresa E. Orlando Roos, de Não Me Toque, sobre o efeito de herbicidas na cultura do trigo e seu efeito na qualidade de sementes. A sua capacitação foi possível devido as disciplinas do curso serem oferecidas de forma concentrada, em quatro períodos de 15 dias durante dois anos. A demanda para este tipo de capacitação é grande, demonstrando o interesse dos profissionais que estão atuando na área de sementes das empresas.

Frio


A empresa G4, composta pelas empresas Girassol, Arco Iris, Tropical e São Jerônimo, de Mato Grosso, está em processo adiantado para implementação de um sistema de frio para suas sementes de soja. O sistema envolve o esfriamento a granel, em sacos no armazém, provavelmente em caminhões, e na revenda, quando for o caso. Sementes de soja, armazenadas à temperatura superior a 30oC possuem baixo potencial de armazenamento.

Braspov

O dr. Ivo Marcos Carraro acaba de ser eleito presidente da Associação Brasileira dos Obtentores Vegetais (Braspov). No momento em que se discute o aprimoramento da Lei de Proteção de Cultivares, é importante que a Baspov seja liderada por profissional com ampla experiência no negócio de sementes. Carraro, com sua profícua trajetória à frente da Coodetec e hoje Dow AgroScience , com certeza, dará a sua contribuição. A SEED News deseja sucesso ao novo presidente.

Controles

A Fockink, tradicional empresa dedicada a mecanismos de controle na secagem e armazenamento de sementes e grãos, acaba de lançar no mercado um dispositivo para controle da temperatura da semente no processo de secagem. Controle de temperatura na entrada da semente, no local mais quente e na saída da semente do secador. este controle pode ser monitorado a distância, o que facilita o processo.

ABRASS

Tomou posse, em março último, a nova diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS). O ato contou com a presença dos empresários da produção de sementes e mais de 30 políticos (deputados e senadores) conectados com o agronegócio. A soja representa mais de 10% de todas as exportações brasileiras e com a ABRASS possuindo próximo a 70% da semente de soja comercializada no país, é fácil de ver a importância desta organização.

Novos Desafios

Após vários anos trabalhando na empresa Pioneer na área de sementes de soja, inclusive sendo um dos mentores para a empresa entrar no negócio no Brasil, Geraldo Darvanzo acaba de aceitar oferta da empresa Girassol para atuar com diretor executivo. A SEEDnews deseja sucesso a Geraldo em seu novo desafio numa empresa tradicional de sementes.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br