Tamanho da letra A- A+


REFORÇO

A SeedCorp anuncia a chegada de Daniel Glat como sócio-executivo da empresa. Glat assumirá a liderança da diretoria de operações, com responsabilidade pelas áreas de manufatura, comercial e logística da empresa, que possui cinco unidades de beneficiamento de sementes, distribuídas nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins e um time de 35 representantes comerciais. Com sua larga experiência profissional, o executivo dará, com certeza, um grande aporte à SeedCorp.

RASTREABILIDADE

Em recente visita à SEEDnews, o dr. Alexandre Gazolla manifestou satisfação em relação ao desempenho de sua empresa “O Agro”, dedicada à prestação de serviços para empresas de sementes que desejam ter o histórico de suas sementes rastreadas. O entusiasmo foi tal que resolveu também oferecer serviço de automação de UBS. Com isso, houve necessidade de buscar parceria específica e aumentar a capacidade de oferta. Sem dúvida, existe uma estreita relação entre sucesso e crescimento empresarial.

TECNOLOGIA

O responsável técnico pela produção de sementes da empresa sementes Arco-Íris, de Alto Garças - MT, Daniel Goulart, há mais de 12 anos na atividade, salientou, em reunião recente, que neste ano de 2015/16, as condições climáticas para produção de sementes em sua região não foram boas. Felizmente, possui capacidade de secagem para mais de 70% da produção, o que minimizou as perdas. A alta capacidade de secagem é essencial para obter-se qualidade e quantidade de sementes.

TREINAMENTO

A Fundação Pró-Sementes está intensificando suas atividades de treinamento de pessoal, especialmente para responsáveis técnicos pela produção de sementes das empresas. O foco dirige-se às tecnologias que podem ser utilizadas para obtenção de sementes de alta qualidade em quantidade. A rotatividade de profissionais em empresas de sementes é alta, requerendo programas de treinamento de pessoal constantes.

PESSOAL

Os negócios de tratamento, beneficiamento de sementes e grãos da MOMESSO requereu a evolução de sua força de vendas. Agora, a equipe comercial já composta por Claudinei Bianchi – que atua no mercado desde 1990, passa a contar com Saulo R. Fantini, profissional com experiência de 15 anos dedicados ao segmento de tecnologia para tratamento de sementes. Também junta-se ao time Daniel Friedländer, que possui 15 anos de atuação no mercado agro para assumir as ações de marketing e atuar na prospecção de negócios em processamento de grãos em culturas especiais, como o café.

APROXIMAÇÃO

A Aprosmat acaba de oficializar seu interesse em filiar-se à Abrasem. Em 2010, a entidade deixou de ser membro da Abrasem, entretanto agora, seis anos após, considera que as diferenças foram superadas, sendo importante estar vinculada a uma entidade forte. É inevitável que em uma entidade envolvendo múltiplos atores do negócio de sementes alguns conflitos venham a ocorrer. Iniciativa que merece aplausos.

ISTA

O Brasil, com cinco laboratórios de sementes membros da International Seed Testing Association (ISTA), sendo dois credenciados para emissão de certificado laranja, participou com uma delegação de 22 profissionais no congresso da entidade, em junho último, na Estônia. O acompanhamento das inovações tecnológicas é essencial para o aprimoramento dos processos.

HORTALIÇAS

Marcio Nascimento, profissional com larga experiência em sementes, já tendo intermediado várias aquisições de empresas brasileiras de sementes, está prospectando negócios com empresas de hortaliças. Para isso, participou recentemente num evento de hortaliças promovido pela American Seed Trade Association (ASTA). O comércio de sementes de hortaliças está em franco crescimento pela diversidade e a participação de materiais híbridos.

COLABORAÇÃO

A SEEDnews participa há vários anos do congresso da ISF, cuja edição de 2016 foi realizada no Uruguai. Além de cobrir o evento, aproveitamos o ensejo para promover a edição da revista em sua versão em inglês. A SEEDnews é uma das três revistas mundiais à qual a ISF reserva um espaço especial e permite o livre trânsito no evento. Em contrapartida, a SEEDnews, além de trazer as principais informações sobre o evento, se compromete em promover o próximo evento da entidade, que em 2017 será na Hungria.

FORRAGEIRAS TROPICAIS

A Associação Nacional dos Produtores de Sementes (Anprosem) realizou, em maio último, um seminário sobre produção, qualidade e uso de sementes de forrageiras tropicais. O evento contou com mais de 100 participantes de diversas partes do país. A grandeza do negócio de sementes forrageiras, com mais de 60.000 toneladas produzidas em uma área superior a 200.000ha, requer treinamento e atualizações constantes.

AGRICULTORES

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), está realizando ciclo de palestras sobre a importância do uso de sementes de soja de alta qualidade e como interpretar os atributos de qualidade registrados num boletim de análise de sementes. Para isso, está se utilizando de profissionais da academia de diversas regiões do país.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br