Tamanho da letra A- A+


PASSANDO O BASTÃO

Após praticamente 40 anos de sua criação, a empresa Jotabasso acaba de conduzir a transferência de comando para a terceira geração dos sócios, sendo atualmente presidida por José Américo Basso Amaral (presidente do Conselho de Administração), filho de Américo Amaral e Elaine Basso. A preparação da sucessão, algo sempre um pouco delicado, vinha acontecendo há algum tempo.

MILHO

A empresa Agricom Seeds, com atividades no Brasil e na Bolívia, está lançando no mercado um híbrido de milho com espigas possuindo mais de 20 carreiras de sementes. Este milho foi desenvolvido após vários anos de pesquisa, apresentando uma estreita relação com a produtividade. O número de carreiras de milho por espiga é um dos componentes de rendimento. A evolução é contínua e requer inovações tecnológicas periódicas das empresas, para se manterem no mercado.

DIAS DE CAMPO

Centenas foram os dias de campo que os produtores de sementes realizaram neste verão, como foi o caso da empresa Vilela & Cia Ltda, no Paraná, com 32 anos de mercado, atuando na produção de sementes de soja e trigo. O principal objetivo do evento é proporcionar aos agricultores a oportunidade de conhecer os próximos lançamentos de cultivares, bem como obter orientação técnica de posicionamento dos materiais. Essas informações, esclarecendo dúvidas, facilitam ao agricultor o planejamento das próximas safras.

POLÍMERO

O tratamento de sementes é uma realidade praticamente para todas as espécies; no entanto, muitas vezes, afeta o movimento das sementes para uma adequada semeadura. Assim, a empresa BASF, na abertura do evento da colheita da soja, aproveitou a oportunidade para mostrar aos participantes o grande benefício de se aplicar um polímero para facilitar o movimento das sementes. Foi utilizada a ampulheta modificada, na qual as sementes com polímero apresentavam um melhor desempenho.

TREINAMENTO

A Aprosem, uma das mais novas associações de produtores de sementes do país, para a região do Matopiba, acaba de realizar um curso sobre produção e tecnologia de sementes para os associados. Para isso, contou com os renomados professores Francisco Amaral Villela e Maria de Fátima Zoratto. A capacitação de pessoal é essencial para a adoção rápida e adequada dos avanços tecnológicos.

SEPARAÇÃO PELA COR

A empresa Momesso, em parceria com a Cimbria, está colocando no mercado brasileiro uma máquina de separação pela cor, com capacidade para detectar simultaneamente 16 tipos de defeitos num sistema integrado para reconhecer diferenças de tamanho e formato dos grãos, eliminando essas inconformidades. O potencial de utilização desta máquina é grande para sementes de soja, considerando lotes de sementes com alta percentagem de sementes esverdeadas.

AGRO SOL

A Agro-Sol Sementes, empresa que atua há 17 anos em Mato Grosso, na produção de sementes de soja, e a InVivo (maior grupo de cooperativas agrícolas francesas, com presença em 30 países) assinaram um acordo, constituindo uma joint venture entre InVivo Agrosciences e Cultivo Participações – holding pertencente às famílias Dallastra e Tomazelli, fundadores da Agro-Sol – para investimentos no mercado brasileiro de sementes de soja. A parceria permite um plano de crescimento de longo prazo, revisado e respaldado pelo Grupo InVivo, que iniciou as negociações ainda em 2015.

ABRASEM

Cláudio Manuel da Silva, presidente do Conselho de Administração da ABRASEM, e José Américo Pierre Rodrigues, presidente da Associação, participaram da reunião anual da diretoria da SAA, em Chicago/EUA. Constaram da reunião temas importantes para a indústria de sementes, que vêm sendo discutidos nos grupos de trabalho de biotecnologia, fitossanidade, tratamento de sementes e propriedade intelectual da entidade. Na oportunidade, foi eleito como presidente da SAA o Sr. Jorge Erro, da associação uruguaia dos obtentores vegetais (Urupov).

MELHORAMENTO VEGETAL

O ministro da agricultura, Blairo Maggi, em recente visita à empresa TMG, testemunhou o sucesso da empresa na criação e desenvolvimento de novas e melhores cultivares de soja e algodão. A TMG, além de possuir germoplasma de alto rendimento, também é reconhecida por possuir materiais que toleram mais a doença conhecida como ferrugem asiática, que tanto dano pode causar à cultura da soja. Estima-se que mais de 15% da área cultivada com soja no país seja com variedades TMG, assim como mais de 25%, no caso de algodão.

APROSESC

Assumiu recentemente como secretário-executivo da Associação dos Produtores de Sementes de Santa Catarina (Aprosesc) o engenheiro agrônomo Valmir Pavesi, de larga experiência profissional. Graças a suas condições climáticas, infraestrutura e recursos humanos, o estado de SC é um dos maiores produtores de sementes de soja do país. A SEEDnews deseja sucesso a Valmir em sua função frente à Aprosesc.

EM FAMÍLIA

A empresa familiar de produção de sementes Cadore, do Rio Grande do Sul, acaba de requisitar os serviços profissionais de seu filho, Pablo Cadore. Pablo possui doutorado na área de sementes, com aperfeiçoamento na Alemanha e atuação como coordenador de produção de semente genética e básica de empresas de melhoramento vegetal. Com certeza, isto ajudará na gestão e produção de sementes da empresa de sua família.

VISITA

Elton Hammer e Manoel Olimpio, ambos da ABRASS, foram recepcionados recentemente no Banco Genético da Embrapa, por Clara Goedert e Juliano Gomes Padua.O objetivo da visita foi conhecer o sistema, as metodologias e a infraestrutura para a conservação de Germoplasma-semente, desde a chegada do material até o armazenamento nas câmaras frias. Esse conhecimento poderá auxiliar a implementação de boas práticas na produção de sementes executada pelos associados da ABRASS.

RECOBRIMENTO

A empresa Laborsan, com atuação no mercado de produtos para tratamento de sementes, está com forte atuação no mercado de sementes de forrageiras. Segundo Emanuel Soto, analista técnico comercial da empresa, a receptividade dos produtos da Laborsan está alta, a partir do reconhecimento da efetividade de seus produtos e processos. Há uma crescente aceitação dos consumidores por sementes com recobrimento, afinal, uma semente tratada adequadamente possui um maior desempenho.

SEMENTES DE HORTALIÇAS

Em dezembro último, uma comitiva composta por pesquisadores da Embrapa Hortaliças e por professores de diversas universidades brasileiras, além de representantes da iniciativa privada, participou de uma visita técnica sobre produção de sementes de hortaliças na região de Santiago, no Chile. A proposta foi conhecer a experiência bem-sucedida do Chile, para analisar como fomentar a produção de sementes de hortaliças no Brasil, que hoje importa mais de 70% desse insumo.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br