Tamanho da letra A- A+


CAPACITAÇÃO

Defenderam dissertação de mestrado Silmara S. Baruffi, da empresa Agros, e Jardel C. Santos, da Nidera Sementes. O tema defendido por Silmara versou sobre análise histórica do custo de produção de soja, com ênfase do fator semente na construção do resultado. Já a dissertação de Jardel enfocou a eficiência na produção de sementes de soja. O conhecimento e a atualização constante são essenciais para um bom desempenho profissional.

UNIPASTO

O produtor de sementes Pierre Marie Jean Patriat, da empresa Santa Rita Sementes, de Mato Grosso, e Eduardo Gasparim, da empresa sementes Gasparim de São Paulo, são novos presidente e vice-presidente da UNIPASTO, respectivamente. Com suas largas experiências como produtores de sementes, com certeza, farão um excelente trabalho à frente da UNIPASTO, a qual já mostrou a sua importância ao colocar no mercado vários materiais de forrageiras tropicais. A SEED news deseja sucesso em suas novas iniciativas.

APRIMORAMENTO

A Aprosem-Bahia acaba de realizar um curso para encarregados de UBS para seus associados. Esta é a quarta turma que a entidade promove, desta vez com os professores Francisco Villela e Leopoldo Baudet, os quais estão compartilhando suas experiências na área. Participaram 55 colaboradores dos quatro estados do Matopiba. A proposta é que a qualidade no beneficiamento das sementes seja alvo constante de atenção dos operadores, destaca o presidente da Aprosem, Laerte Baechtold.

TRATAMENTO DE SEMENTES

A empresa Momesso acaba de entregar três novos centros de tratamento industrial de sementes. As unidades foram instaladas na Coperboa, Codepa e Cooperativa Alfa, todas com máquinas SEED MIX VHS e capacidade para 10 toneladas por hora de tratamento nos padrões industriais de qualidade. O tratamento industrial de sementes já alcança mais de 40% das sementes comerciais utilizadas pelos agricultores.

HORTALIÇAS

O colaborador da SEED news, pesquisador Warley Marcos Nascimento, da Embrapa Hortaliças, participou recentemente de uma missão financiada pela ABC e USAID, em Honduras, relacionada à produção de sementes de hortaliças. Além das diversas reuniões com instituições de pesquisa, assistência técnica e órgãos ligados à área de sementes daquele país, Warley Nascimento, que possui larga experiência na produção de sementes de hortaliças, sendo uma referência internacional, apresentou atividades de capacitação em diferentes regiões do país.

QUALIDADE DE SEMENTE

A empresa Sementes Cambaí, de São Luiz Gonzaga-RS, foi a primeira a apostar no Programa de Sementes Premium da Fundação Pró-Sementes, colocando no mercado lotes de sementes de soja com o selo de qualidade. A aceitação foi enorme por parte dos agricultores, evidenciando que vale a pena investir em sementes de alta qualidade, pois o custo é altamente compensador. Os lotes de semente de soja com selo Premium possuem, no mínimo, 90% de germinação e 80% de vigor.

LEI DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES


Há consenso entre os agricultores, obtentores e produtores de sementes de que há necessidade de se aperfeiçoar a Lei de Proteção de Cultivares, de forma a permitir que a pesquisa continue a criar e desenvolver materiais superiores. Várias propostas estão no Congresso Nacional para análise, envolvendo grandes negociações entre os atores da cadeia de sementes. Em um ponto todos concordam: a pesquisa deve ter o seu retorno pecuaniário assegurado.

APROSEM- BAHIA

Laerte Baechtold, da Ciaseeds, é o novo presidente da Aprosem - Associação dos Produtores de Sementes do Estado da Bahia. Eleito para o biênio 2016/17, dará continuidade ao trabalho de Celito Missio, que continua na linha de frente da entidade como vice-presidente. A sua primeira gestão teve como foco de trabalho o estado da Bahia, mas, com recentes filiações, amplia sua atuação ao Matopiba, congregando a quase totalidade dos produtores de sementes de soja da nova região agrícola. A SEED news deseja sucessos à nova diretoria.

DIAS DE CAMPO

A promoção de materiais, processos e equipamentos tem sido amplamente difundido nos dias de campo realizados principalmente por empresas de sementes. O destaque tem sido os atributos de qualidade da semente, que contribuem no aumento de produtividade dos cultivos. As mais importantes têm sido o vigor das sementes e o aparecimento de falhas e plantas duplas na linha de semeadura. Isto é uma grande evolução no sentido da conscientização do agricultor de que sementes de alta qualidade produzem mais.

PASTAGEM

O capim anoni (Eragrostis sp.), trazido para o Brasil como uma forrageira, tornou-se em pouco tempo uma invasora pela rejeição dos animais em função do alto conteúdo de lignina. Atualmente, estima-se que mais de cinco milhões de hectares de pastagens estejam contaminadas com esta invasora. Neste sentido, o dr. Otavio Levien, da empresa Spraytec, está promovendo um produto chamado Nutrekit, com potencial de diminuir a lignina e aumentar a proteína bruta do capim anoni. É uma boa notícia para os pecuaristas.

TREINAMENTO

Acompanhando a evolução dos processos para obtenção e manutenção da qualidade de sementes, a empresa Sementes Batovi, de Mato Grosso, decidiu, estrategicamente, investir num programa de gestão de qualidade para também oferecer aos seus clientes sementes de qualidade superior. Para isso, mantém um programa de treinamento de pessoal, afinal, a geração do conhecimento é dinâmico, havendo necessidade de atualizações constantes.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br