Tamanho da letra A- A+


TRATAMENTO DE SEMENTES

A tradicional empresa Incotec, dedicada ao tratamento e revestimento de sementes acaba de inaugurar, no interior de São Paulo, sua primeira unidade de tratamento de sementes para grandes culturas. A ideia é ter, no país inteiro, franquias de sua unidade de tratamento de sementes. A empresa já possui mais de 40 caldas para tratamento de sementes validadas. Sem dúvida, a profissionalização dos processos ajuda a todos.

NIDERA

José Márcio Sutil, diretor comercial da empresa Nidera, uma das líderes das empresas de melhoramento de soja no país, em conversa recente com a SEED News, salientou que encontrou uma boa forma de comercialização da semente de soja. Está utilizando um sistema misto de comercialização, parte verticalizada e outra licenciada para produtores de sementes que adotam um bom controle interno de qualidade. A Nidera limita o número de produtores de sementes licenciados por região.

ABRASS

O Dr. Elton Hamer, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja, em recente palestra para profissionais da área, enfatizou a importância da organização para alcançar grandes objetivos, pois ninguém melhor que o dono para defender seus interesses. Também salientou que o conflito de interesses é normal entre os atores de uma cadeia; entretanto, como humanos, devemos ter o discernimento para a superação.

PANAMERICANO DE SEMENTES


Está programado para o período de 29 a 31 de outubro o XXIV Congreso Panamericano de Semillas, a ser realizado na cidade de Guayaquil-Equador. Trata-se de um evento tradicional na América Latina, desde a década de 1960, envolvendo ciência, negócio e políticas governamentais de sementes. Enisberto Ávila, da Associação de Sementes da Bolívia, e Juan Manuel Monroy, da Colômbia, irão colaborar com os organizadores do evento. Informações: asosemillas@cotas.com.bo

TREINAMENTO

Atendendo a pedido, e com organização da ANPROSEM – Associação Nacional de Produtores de Sementes de Gramíneas e Leguminosas Forrageiras, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) realizou, em Presidente Prudente-SP, curso de formação de analistas de sementes, com aulas teóricas e práticas, visando à capacitação dos participantes para análise de sementes de gramíneas e leguminosas forrageiras. Em todos os casos, a capacitação deve ser um processo contínuo.

PARCERIA

A empresa Basf possui um programa de licenciamento de suas variedades de arroz Clearfield desde 2002, com participação de 30 produtores de sementes. Para ajustar estratégias de produção e comercialização, a empresa reune-se anualmente com seus licenciados. Neste ano as discussões foram sobre a baixa taxa de utilização de sementes no RS, que não alcança 50%. As variedades Clearfield ocupam mais 60% da área semeada com arroz irrigado.

HOMENAGEM

Em junho último, Jorge Matsuda, diretor-presidente do Grupo Matsuda, recebeu o título de Cidadão Matogrossense, no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”, na capital Cuiabá. Homenagem esta merecida pelo empresário, que investiu de forma pesada no setor agropecuário, com a criação e desenvolvimento de forrageiras tropicais. Parabéns.

QUALIFICAÇÃO

Defendeu dissertação de mestrado Guilherme Santana, da empresa Sinagro. O tema escolhido foi o perfil do agricultor em relação às fortalezas e ameaças da empresa, indicando desafios e oportunidades. Com forte atuação no negócio de sementes de soja no país, a Sinagro tem na semente de soja o seu cartão de visitas, embora também comercialize outros produtos para a agricultura.

MESTRADO PROFISSIONAL

O instituto IBG, de Rondonópolis-MT, em convênio com a UFPel, acaba de realizar o segundo encontro de 15 dias, de seu curso de mestrado profissional em sementes. São 40 alunos que, em quatro períodos de 15 dias, recebem aulas de duas disciplinas. Este processo permite que profissionais de empresas possam participar do curso sem perder o emprego. O curso é considerado um sucesso por seu conteúdo e forma de condução.

ANÁLISE DE SEMENTES

O gerente técnico do laboratório de sementes da Aprosmat, dr. Suemar Alexandre Gonçalves Avelar, comenta que os produtores de sementes estão solicitando cada vez mais análises de vigor em suas sementes, sinalizando que o agricultor está mais exigente em relação à qualidade de sua semente. Para sementes de soja há bons testes de vigor já comprovados.

ABRASEM

O novo modelo de governança da ABRASEM levou José Américo Pierre Rodrigues à presidência da entidade e Narciso Barison Neto a ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração. A SEED News deseja sucesso a José Américo e sua equipe na árdua tarefa de presidir tão importante entidade para o negócio de sementes no país.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br