Tamanho da letra A- A+


REFÚGIO

Visando transmitir informações técnicas aos produtores que utilizam a tecnologia Bt, o Conselho de Informação sobre Biotecnologia (CIB) acaba de colocar em seu site (www.cib.org.br) o projeto de Boas Práticas Agronômicas. Trata-se de uma ferramenta online no qual o agricultor consegue encontrar opções de cultivares para a realização do refúgio. A dificuldade para achar cultivares disponíveis para essas áreas vinha sendo apontada como um dos empecilhos para a realização da prática. O refúgio é essencial para alongar a vida de um material Bt.

QUALIFICAÇÃO

Defendeu tese de mestrado em sementes Diego Gambaro, gerente de qualidade de sementes da cooperativa CVale. Sua tese versou sobre a evolução do custo das sementes nos últimos 10 anos em relação à introdução dos materiais GM e o tratamento industrial de sementes. O trabalho evidencia que houve um pequeno acréscimo no custo das sementes (dentro dos custos variáveis) nos anos iniciais, para estabilizar, nos últimos três anos, ao redor de 20%.

PESSOAL

Acaba de assumir como gerente de produção de sementes na cooperativa Cotrijal, de Não-Me-Toque-RS, Claudia Moi Soares Rother. A cooperativa reestruturou seu programa de sementes, com investimento em uma nova UBS, programa de certificação, novas parcerias e pessoal. Claudia terá a tarefa de gerenciar com sua equipe a produção de mais de 100.000 sacas de sementes de soja por ano.

SOJA RR

Esteve recentemente no Brasil o dr. Robb Fraley, vice-presidente executivo da Monsanto e membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Fraley é reconhecido pelas pesquisas que ele e suas equipes desenvolvem na Monsanto em biotecnologia vegetal e melhoramento genético para agricultura. Em 1983, Fraley e outros três cientistas da empresa foram os primeiros a modificar geneticamente plantas, e no decorrer dos anos ajudou a liderar os lançamentos comerciais das primeiras culturas geneticamente modificadas de soja Roundup Ready e algodão Bollgard com proteção a insetos, nos Estados Unidos.

CREDENCIAMENTO

O Instituto Business Group – Faculdade IBG, de Rondonópolis-MT, foi credenciada pelo Ministério da Educação para oferecimento de cursos de nível superior. Iniciará as atividades com um curso diferenciado de Business com graduação em Administração, tendo foco na prática e na gestão empreendedora. O IBG, como é conhecido, possui convênio com a Universidade Federal de Pelotas, para oferecimento do curso de mestrado profissional na área de sementes. A SEED news deseja sucesso ao IBG em suas iniciativas.

PESSOAL

A empresa Sempre Sementes, dedicada a sementes de milho e soja e com sede em Chapecó-SC, está reestruturando sua área de pesquisa. Neste sentido, acaba de contratar o dr. Geison Aisemberg como gerente de desenvolvimento de produto. Um bom suporte científico e tecnológico é essencial para avançar e se manter no negócio. Afinal, num sistema competitivo o conhecimento faz a diferença.

SEMENTES

Com forte inserção no mercado de produtos químicos e transportes a frio de sementes, a empresa Fertiláqua está entrando no negócio de sementes. Possui dois laboratórios e parceria com produtores de sementes para colocar no mercado sementes de soja alta qualidade, com germinação mínima de 95%, índice que confere o selo Sementes de Verdade, em reconhecimento à utilização do Programa Construindo Plantas (PCP). Foto: Executivos da Fertiláqua com diretor de “O Agro”.

DESEMPENHO DE SEMENTES

A empresa Rigrantec está colocando no mercado um produto para tratamento de sementes, através do qual estimula a formação de raízes. As sementes devem possuir alta qualidade fisiológica, o que é obtido nos processos de produção. Por outro lado, o alto desempenho das sementes é alcançado tratando as sementes com produtos especiais, entre eles, os conhecidos como enraizadores.

CONSOLIDANDO

Composta por um produtor de sementes e cinco executivos e com forte atuação no mercado de sementes de soja, a empresa SeedCorp já está em seu segundo ano de parceria com um programa de melhoramento vegetal, para criação e desenvolvimento de novas e melhores cultivares. Além do Brasil, também possui atividades em vários países da América Latina. A SeedCorp comercializa no mercado brasileiro mais de um milhão de sacas de soja.

PESSOAL

O dr. Suemar Alexandre Avelar, colaborador da SEEDnews, acaba de ser contratado pela Syngenta para uma posição de coordenador de pesquisa. Avelar possui uma sólida formação científica, com experiências na Alemanha e Estados Unidos, que certamente serão aproveitadas em sua atividade profissional junto a esta importante empresa do agronegócio. A SEEDnews deseja-lhe sucesso.

SISTEMA ABRASEM

Tomaram posse como presidentes de suas respectivas associações estaduais de produtores de sementes Gilberto Goellner, na APROSMAT, e Narciso Barison Neto, na APASSUL. Gilberto é fundador da empresa Sementes Girasol, com sede em Rondonópolis-MT, e Narciso é fundador da NBN Sementes, com sede na cidade de Vacaria-RS, ambos com mais de 30 anos de experiência no negócio de sementes. A SEED news deseja sucesso aos novos executivos destas duas atuantes associações sementeiras do país.

ESPECIALIZAÇÃO


O Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferece, com início em agosto de 2017, um curso de especialização em Engenharias de Biossistemas à distância. O curso possui nove módulos, com foco em secagem, beneficiamento e armazenamento de grãos e sementes. O ensino é através da plataforma Moodle-AVA, com um encontro presencial no final do curso. Informações: wp.ufpel.edu.br/biossistemas.

PRODUTIVIDADE SOJA

Após alguns anos com a produtividade nivelada em 3t/ha, os agricultores brasileiros dedicados ao cultivo da soja alcançaram uma produtividade média de 3,26t/ha, com um aumento superior a 8% em relação aos anos anteriores. Isto significa que os agricultores estão utilizando os avanços tecnológicos disponibilizados pela pesquisa, como germoplasma e qualidade de semente, entre outros. O estado do PR foi o campeão, com produtividade média de 3,55t/ha. O Brasil cultivou 33,7 milhões de hectares de soja no ano agrícola de 2016/2017.

POSICIONAMENTO

Com sede em Ponta Porã-MS e filial em Rondonóplis-MT, a empresa Agropastoril Jotabasso, dedicada a sementes de soja, milho e sorgo, em seu processo de melhoria de gestão, resolveu focar em apenas uma marca de suas sementes, que doravante serão conhecidas com JOTABASSO. Correções de rumo são essenciais na melhoria dos processos e só não as promovem quem não realiza análises periódicas de sua trajetória.

SAA

A Seed Association of the Americas (SAA), com sede no Uruguai, estará promovendo, de 5 a 8 de setembro/2017, seu 6o congresso de sementes, na cidade de Cartagena-Colômbia. A Associação Colombiana dos Produtores de Sementes (Acosemillas) será a anfitriã do evento. Para este ano, além das rodadas de negócios, painéis sobre aspectos legislativos e palestras, também haverá uma sessão de pôsteres sobre ciência e tecnologia de sementes. Informações www.saaseed.org. Foto: Diego Risso, secretário executivo da entidade.

ABRASS

A Associação Brasileira dos produtores de Sementes de Soja (ABRASS) reconduziu o empresário sócio-proprietário da empresa Talismã, Marco Alexandre Souza, como presidente da entidade. Como vice-presidentes tomaram posse para o biênio 2017/18, Ricardo Cunha, da empresa Sementes Lagoa Bonita; Carlos Augustin, da empresa Sementes Petrovina; e José Fava Neto, da empresa Agrofava Sementes. Os sócios da ABRASS, em conjunto, produzem mais de 60% das sementes de soja do país. A soja é muito importante para o país, merecendo uma forte entidade de produtores de sementes, papel desempenhado a contento pela ABRASS.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br