Tamanho da letra A- A+


ATUALIZAÇÃO

A empresa Cool Seed, com forte atuação no mercado de sementes e grãos, com seus equipamentos de resfriamento e secagem, acaba de oferecer a seus clientes um curso de curta duração sobre sementes. O curso é realizado a cada dois anos com professores convidados. A interação dos alunos com os professores, sobre aspectos práticos do cotidiano dos processos de pós-colheita, é um dos pontos altos do curso.

QUALIFICAÇÃO

Defenderam tese de mestrado profissional em sementes na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Nilson Paulo Bagatini e Victor Sommer. O primeiro sobre a eficiência na produção de sementes de soja e o segundo sobre equipamento para determinar o sistema radicular das plantas de soja. Este tipo de mestrado é altamente demandado por profissionais que atuam no mercado de sementes por possibilitar avançar no conhecimento sem precisar afastar-se de suas atividades profissionais.

ASSOCIAÇÃO SEMENTEIRA

Ao completar cinco anos de atuação, a Aprosem passou por mudanças em sua razão social, sendo agora denominada Associação dos Produtores de Sementes de Soja dos Estados do Matopiba. A nova identidade surge em consonância com a atuação da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), sendo entidades com foco estadual e nacional, respectivamente. Correções de rumo são essenciais para o acompanhamento do dinamismo na área de negócios.

PARCERIA

As empresas LS Eletromecânica e Aragrícola acabam de assinar uma parceria comercial para a venda de máquinas de Tratamento de Sementes Industrial (TSI) no Brasil. Com esta parceria, as duas empresas reforçam suas posições como fornecedores de soluções em TSI, cujo processo está em expansão no país.

NOVO CURSO

Alexandre Gazolla Neto, professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen (URI/FW), comunica que o educandário está oferecendo um curso de MBA em Produção e Tecnologia de Sementes, com início para 2017. Com professores de renomado conhecimento na área, o curso abordará os aspectos científicos e tecnológicos para a produção e o comércio de sementes. Contato: www.fw.uri.br - agazolla@uri.edu.br

HORTALIÇAS

A Embrapa-Hortaliças realizou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cidade de Areia-PB, o XVI Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças. Trata-se de um tradicional curso coordenado pelo doutor Warley do Nascimento, com apoio de professores de várias entidades de ensino e pesquisa. Pela foto, pode-se constatar que o curso é bastante concorrido.

PESSOAL

A tradicional empresa de produção de sementes Girassol, uma das pioneiras no estado de Mato Grosso, acaba de contratar José Márcio Sutil como diretor de sementes e Fabio Jacobsen como gerente de produção de sementes de soja, ambos com curso de pós-graduação em sementes. A evolução do negócio de sementes está requerendo a oferta de sementes de alta qualidade em quantidade, o que requer a contribuição de pessoal qualificado.

NOVOS HORIZONTES

O colaborador da SEEDnews André Brunes acaba de ser aprovado em primeiro lugar em concurso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para professor na área de produção e tecnologia de sementes de forrageiras. A UFGRS é reconhecida por sua excelência na área de forrageiras de clima temperado. A SEEDnews deseja sucesso a André Brunes em sua nova atividade.

ORIENTAÇÃO

A Associação dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) está desenvolvendo um projeto para a elaboração de um guia de boas práticas para produção de sementes. Neste sentido, promoveu recentemente uma reunião de trabalho com especialistas da área e a coordenação do projeto para continuidade das atividades. O término da atividade está prevista para julho de 2017.

LABORATÓRIO DE SEMENTES

A doutora Maria de Fátima Zoratto, com larga experiência na área de controle de qualidade de sementes, promove os ajustes finais para ter seu próprio laboratório, a ser instalado no estado da Bahia. Além dos serviços rotineiros de avaliação da qualidade, ela oferecerá também diagnósticos e recomendações. A SEEDnews deseja-lhe sucesso em seu empreendimento.

CAPACITAÇÃO

A Embrapa Soja realizou em dezembro último um curso para responsáveis técnicos da produção de sementes. O curso teve mais de 130 participantes, demonstrando o interesse dos profissionais avançarem no conhecimento e a confiança na Embrapa Soja em oferecer algo atual e inovador. A atualização do conhecimentos é essencial para o bom desempenho profissional.

ABRASS

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), reconduziu como seu presidente Marco Alexandre Bronson de Souza, para o biênio 2016/17 a 2017/18. Marco Alexandre é diretor presidente da empresa Talismã, com forte atuação no centro-oeste brasileiro, estando comprometido com o negócio de sementes de soja no país. A SEEDnews deseja sucesso em sua função frente à Abrass.

VISITA

Uma comitiva da APROSMAT-ABRASS, participou do evento anual da American Seed Trade Association (ASTA), em Chicago-EUA, em dezembro último. O evento envolve todos os atores do negócio de sementes, cuja dinâmica possibilita a atualização de processos, a realização de negócios e posições para fortalecimento do setor. A participação in loco facilita a adoção de estratégias mais realistas, por permitir um melhor referencial.

DIFUSÃO

O Prof. Licenciado Paulo Dejalma Zimmer - UFPel, tem realizado um importante trabalho para o setor produtivo brasileiro. Sempre com uma visão de sistema, tem atuado no sentido de promover a percepção de qualidade da semente junto ao agricultor, relacionar desempenho produtivo com a qualidade da semente , geração de demanda e consultoria na produção de sementes de elevada qualidade. Profissionais qualificados podem contribuir para a melhoria do sistema de sementes.

HOMENAGEM

A associação dos produtores de sementes do estado de Mato Grosso do Sul (Aprosul) acaba de homenagear o produtor de sementes Carmélio Roos por serviços prestados à entidade. Carmélio atuou por 10 anos como secretário e por 15 anos como presidente da Aprosul, é um dos fundadores do sistema Abrasem e muito já contribuiu para o programa de sementes no país. Seu espírito de colaboração é reconhecido.

Congresso ISF


Congresso ISF 22 a 24 de Maio de 2017 Budapeste - Hungria www.worldseedcongress2017.com

Congresso ABRATES


Congresso ABRATES 07 a 10 de Agosto de 2017 Foz do Iguaçu - PR - Brasil www.abrates.org.br

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br