Tamanho da letra A- A+


CONVÊNIO

A SEEDnews e a Associação Paraguaia dos Produtores de Sementes (APROSEMP) acabam de firmar um convênio para impressão e distribuição da revista em espanhol para a América Latina. Esta iniciativa possibilitará uma maior difusão dos princípios de tecnologia e das inovações tecnológicas em sementes na região, ancorada por uma entidade sementeira.

SOJA

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) nomeou como seu novo presidente Marco Alexandre Souza, da empresa de sementes Talismã. O negócio de sementes de soja no país ultrapassa a dois bilhões de reais por ano, desempenho que só é alcançado com a forte participação dos produtores de sementes, que colocam sementes de alta qualidade à disposição dos agricultores. Organizações bem estruturadas e com liderança forte são elementos essenciais para o sucesso.

DIREÇÃO

O Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) acaba de escolher seu novo presidente, o engenheiro agrônomo Guinter Frantz, renomado profissional do ramo do arroz. O IRGA é uma instituição que possui forte programa de melhoramento de arroz, dispondo de um corpo técnico altamente qualificado para fazer a difusão de tecnologia junto aos orizicultores. Muito dos grandes avanços na produtividade do arroz pode ser atribuído à entidade. A SEED News deseja sucesso ao novo presidente.

HORTALIÇAS

O dr. Warley Marcos do Nascimento acaba de publicar um livro em dois volumes, sobre sementes de hortaliças, abrangendo a produção e tecnologia de sementes de nove espécies de frutos carnosos e nove espécies de frutos secos. Trata-se de uma obra atualizada e muito importante para a horticultura nacional, com experiências de profissionais entendidos no assunto.

ARROZ

A Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz (ACAPSA), dentro de sua programação anual, realizou, em janeiro último, um curso para o corpo técnico de seus 22 associados, sobre aspectos comerciais e produtivos de sementes. A ACAPSA possui uma estreita e longa parceria com a EPAGRI para licenciamento de cultivares de arroz.

NEGÓCIO

Foi ratificado pelo CADE a compra da Coodetec pela Dow AgroScience. A estrutura da empresa terá poucas modificações, entre elas está a coordenação geral, que agora está a cargo de Vitor Cunha, pertencente à Dow e que veio da área de marketing. Este procedimento demonstra o alto conceito que a Dow possui sobre os executivos da tradicional empresa Coodetec.

TRATAMENTO DE SEMENTES


O tratamento industrial de sementes no país está em pleno crescimento, sendo que para sementes de soja já alcança 40%, e para arroz a expansão é estimada em 10%. A semente necessita ter alta qualidade e desempenho. A qualidade é obtida no campo, enquanto o desempenho é agregado à semente via tratamento. Mesmo uma semente de alta qualidade necessita de ajuda em caso de adversidades.

QUALIFICAÇÃO

O colaborador da SEEDnews, Alexandre Gazolla Neto, defendeu tese de doutorado sobre rastreabilidade e qualidade de sementes. Num campo de produção de sementes há grande variabilidade, tanto de solo como ambiente, o que tem seus reflexos na formação e qualidade da semente. O conhecimento da origem espacial num campo de produção de semente proporcionará lotes mais homogêneos e com qualidade melhor determinada.

EMBALAGEM

Visando melhor atender os orizicultores no momento da semeadura, a empresa Sementes Simão acompanha de forma pioneira, em arroz, a tendência de comercializar as sementes em embalagem de 700 kg (conhecidas como Big Bag). Este procedimento facilita a logística do transporte e semeadura da semente, e atender bem o cliente é essencial para o êxito de qualquer empreendimento.

CADEIA DO ARROZ

Será realizado de 5 a 8 de maio próximo, na cidade de Pelotas-RS, o tradicional evento denominado Expo Arroz. Pelotas é considerada a capital do arroz na América Latina e como tal sedia evento. Durante a exposição o visitante terá oportunidade de interagir com todos os atores da cadeia do arroz, desde equipamentos, insumos, sementes, entre outros. Também poderá participar de palestras sobre aspectos que estão sendo discutidos globalmente. Informações www.expoarroz.com.br

COPERCAMPOS

Em sua 20ª edição, realizada em fevereiro último, a Copercampos realizou seu dia de campo para milhares de pessoas, mostrando as inovações em sementes, agroquímicos e máquinas. A liderança da cooperativa e sua tradição de acompanhar as inovações tecnológicas é a principal fortaleza para o contínuo sucesso do evento.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br