Tamanho da letra A- A+


Qualidade de Semente

Assumiu recentemente, como gerente do laboratório de sementes de soja da empresa Pioneer, o dr. Nilson Mattioni. A empresa possui uma demanda superior a 50.000 análises por ano, o que requer pessoal qualificado para avaliações precisas em tempo relativamente curto, sob liderança segura e proativa de um profissional capacitado, experiente e com atitude. A SEED News deseja sucesso ao dr. Nilson em seu novo desafio profissional.

Programa de Fidelidade


A empresa RiceTec, especializada em sementes híbridas de arroz, projeta crescimento de 15% na comercialização para a próxima safra, isto principalmente pelo sucesso do programa de Fidelidade. Entre os benefícios do programa, estão a disponibilidade de sementes dos novos materiais e os descontos na compra das sementes. Para fazer parte do programa o orizicultor precisa realizar a compra dos produtos da empresa durante três safras consecutivas.

Qualificação

Defendeu tese de doutorado sobre maturação de sementes de soja o dr. Daniel Fonseca. Em seu estudo, de dois anos, conseguiu demonstrar que a desuniformidade de maturação das sementes em uma mesma planta é grande, alcançando mais de 20 pontos percentuais quando a umidade média das sementes é 18%. Estes resultados ratificam a necessidade da secagem artificial para obtenção de sementes de alta qualidade.

Experiência

Com a aposentadoria recente na UFPel, o dr. Leopoldo Baudet está utilizando seus conhecimentos e experiência para consultorias na área de pós-colheita. Com a alta rotatividade de pessoal nas unidades de beneficiamento de sementes, a demanda tem sido grande. É gratificante observar a atuação dos profissionais com energia e vontade de prestar seus serviços.

Padrão de qualidade


O processo para aumentar o padrão mínimo de germinação da semente de soja de 80 para 85% está em franco andamento. Várias comissões estaduais de sementes estão discutindo o assunto. Neste sentido, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) firmou posição entre seus membros, no sentido de só colocar no mercado lotes de sementes que possuam 85% ou mais de germinação. Atitudes proativas são essenciais para avanços importantes.

Forrageiras

A Anprosem realizou em parceria com a CATI, em Campinas-SP, em maio último, o terceiro curso sobre análise de sementes de forrageiras. Este curso consiste em aulas teóricas e práticas visando a capacitação dos participantes para análises de germinação e pureza, assim como amostragem e controle interno de qualidade. Foram qualificados 23 participantes, de cinco estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Bahia.

Capacitação

Realizou-se na empresa de sementes 3Pinheiros, no município de Formosa-GO, o segundo encontro dos participantes do curso de mestrado profissional oferecido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em convênio com a Fundação Pró-Sementes. Este tipo de curso possui uma alta demanda por ser oferecido de forma concentrada, em quatro módulos de 15 dias, sobre aspectos tecnológicos e mercadológicos com ênfase em sementes.

CSM


As comissões de sementes e mudas (CSM) dos estados do RS e do PR farão seus tradicionais eventos sementeiros nas cidades de Santana do Livramento e Foz do Iguaçu, respectivamente. A CSM-PR será de de 27 a 30 de julho, enquanto a CSM-RS será de 3 a 5 de agosto. Ambos os eventos discutirão aspectos tecnológicos, comerciais e legais do negócio de sementes no país, com a participação intensa dos responsáveis técnicos dos produtores de sementes.

ISLA 60 anos

A tradicional empresa de sementes ISLA, com sede na cidade de Porto Alegre-RS completou recentemente 60 anos de existência. Dedicada, principalmente, às sementes de hortaliças, flores e condimentos e com mais de 15.000 pontos de venda no país, é uma das líderes do mercado. Esta posição foi conseguida com dinamismo e visão de seu fundador, Plinio Werner, seguido por seu filho (Luciano Werner) e hoje pela neta, Diana Werner, que de forma incansável, busca atender às necessidades da sociedade com algo saudável e apreciável. Parabéns à empresa.

Armazenamento

A conscientização pelo agricultor de que o armazenamento adequado é essencial para manter a qualidade de seu produto está aumentando no país, de acordo com o consultor Adriano Mallet, com larga experiência no ramo de equipamentos para a pós-colheita. O frio e a aeração são dois processos que apresentaram grandes inovações nos últimos anos.

Congresso ISF

A edição de 2016 do congresso de sementes da Internacional Seed Federation (ISF), será realizado na cidade de Punta del Este, Uruguai. O evento é focado no comércio internacional de sementes, proporcionando reuniões de negócios e assuntos técnicos sobre proteção de cultivares, fitossanidade, tratamento de sementes, entre outros. O congresso da ISF está previsto para o mês de maio, com a participação significativa dos empresários sementeiros da região.

Inase-Uruguai

O Instituto Nacional de Semillas (Inase), do Uruguai, acaba de nomear como diretor executivo a Daniel Bayce. O Inase possui forte atuação no negócio de sementes do país em atividades como a certificação de sementes e o registro de cultivares, possuindo também o laboratório de análise de sementes credenciado junto à ISTA, para emissão do certificado laranja para as exportações de sementes. Bayce, com sua experiência junto à Cámara Uruguaya de Semillas, e membro de várias outras associações sementeiras, com certeza, fará uma boa gestão junto ao Inase. A SEEDnews deseja sucesso ao novo diretor.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br