Tamanho da letra A- A+


PRODUTIVIDADE

Os componentes de produção da soja são número de plantas por área, vagens por planta, sementes por vagem e peso da semente. Estes atributos são trabalhados nos programas de melhoramento de forma balanceada, entretanto o maior número de sementes por vagem desperta mais atenção por ser de fácil visualização. Neste sentido, a empresa TMG já conseguiu uma variedade que produz sete sementes por vagem.

POSICIONAMENTO

Os materiais de soja RR2 Bt estão sendo posicionados para que o agricultor não se esqueça de realizar o Refúgio, técnica fundamental para a manutenção dos benefícios da tecnologia Bt. Este procedimento minimiza o aparecimento desenfreado de populações de insetos resistentes a tecnologia Bt. Outro posicionamento é referente à segregação do material colhido, para evitar o possível pagamento indevido da Taxa Tecnológica.

DESAFIOS

Anderson Oliveira, profissional com larga experiência na produção de sementes de soja, acaba de se incorporar à empresa Bom Futuro, com sede em Cuibá-MT. A empresa produz mais de um milhão de sacas de soja, requerendo profissionais qualificados para assegurar a qualidade das sementes. Produzir em quantidade e qualidade em região subtropical, não é tarefa fácil. Sucesso a Anderson neste novo desafio.

CAPACITAÇÃO


Os cooperantes na cadeia da produção de sementes estão recebendo treinamento específico das empresas de sementes. Neste sentido, o professor Francisco Amaral Villela (UFPel) acaba de proferir um minicurso para os cooperantes da empresa Syngenta.

NEGÓCIO

Marciliano Gaspre, profissional com larga experiência no negócio de sementes de soja, acaba de abrir sua empresa, GUAIÁ, a qual proporcionará aos produtores de sementes acesso a germoplasma de conceituados programas de pesquisa. No momento, o acesso é uma das principais ameaças dos produtores de sementes. A SEED News deseja sucesso a essa importante iniciativa.

ATUALIZAÇÃO

José Paulo Machado, diretor presidente da empresa Planfer, realiza anualmente um encontro técnico com seus clientes e fornecedores, com palestras sobre aspectos que estão atuando no agronegócio, com ênfase em novas variedades, sementes e agroquímicos. Este ano, profissionais renomados palestraram sobre tendência do tratamento de sementes, novos produtos, semeadura, manejo de soja arroz e invasoras.

DEFESA DE TESE

Vinícius Menegaz, responsável técnico da empresa Agropastoril Jotabasso, defendeu sua tese de mestrado sobre produção de semente genética de soja, envolvendo densidade de semeadura. Vinícius é responsável pela produção de mais de 400 000 sacas de sementes de soja. Investir em conhecimento é retorno garantido. A empresa Jotabasso reconhece os benefícios da capacitação.

APROSESC

Foi eleito, em fevereiro último, Cristiano do Nascimento como presidente da Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Santa Catarina (APROSESC). O Estado é um grande produtor de sementes de soja, abastecendo o país com praticamente 100.000 toneladas de sementes, com a participação de várias empresas.

EVOLUÇÃO

A empresa Tropical Melhoramento Genético (TMG), com atuação no Brasil e no exterior, está criando o cargo de Diretor Presidente, para a qual contratou o empresário Francisco José Soares Neto, com experiência de vários anos nas empresas Monsanto e Bom Futuro. O profissionalismo com dedicação exclusiva é uma ferramenta essencial para o sucesso de uma empresa. A SEED News deseja sucesso para a TMG e para seu novo executivo.

OGM


A ISAAA acaba de lançar em Pequim – China, o Status Global das Culturas Biotecnológicas, registrando o 18 0 ano consecutivo de comercialização. Entre os principais destaques esta o cultivo de 175 milhões de hectares em que 27% da área é cultivada com eventos piramidados. www.isaaa.org

CONTROLE DE QUALIDADE

Há mais de uma década, de fevereiro a abril de cada ano, o Laboratório de Análise de Sementes (LAS) da APROSMAT presta serviço de avaliação da qualidade das sementes de soja em pré-colheita. O atendimento se dá no horário das 4h às 21h30, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Uma amostra de sementes recebida até as 21h30 terá seu resultado até as 8h do dia seguinte. Este procedimento evita a colheita de sementes com alta deterioração de campo. O dr. Suemar Avelar, responsável técnico pelo LAS, estima que mais de 10.000 amostras de sementes devam ser realizadas neste ano de 2014.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br