Tamanho da letra A- A+


QUALIFICAÇÃO

Já trabalhando na empresa Monsanto, Lucas Marcolin defendeu tese de doutorado sobre vigor e produtividade de sementes de soja. É importante que as empresas facilitem aos seus colaboradores o investimento no conhecimento, afinal, pessoal treinado desempenha melhor suas atividades.

SOJA


A empresa de melhoramento vegetal Criadero Santa Rosa, da Argentina, e a empresa Inguima, do Brasil, acabaram de firmar parceria para criação e desenvolvimento de novas cultivares e consequente comercialização das sementes. A nova empresa chama-se Intellicrops, tendo a sede em Cambé-PR. Já nasce com cinco cultivares de soja registradas para comercialização. O negócio de sementes de soja no Brasil ultrapassa a dois bilhões de reais por ano.

APROSMAT

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso acaba de eleger o empresário Carlos Augustin, dono da empresa de sementes Petrovina, como seu novo presidente. Mato Grosso é o estado com a maior taxa de uso de sementes, em que o negócio supera a um bilhão de reais por ano.

CURSO

A empresa Matsuda, detentora de um dos dois laboratórios brasileiros credenciados na ISTA para emissão do boletim internacional de qualidade de sementes (certificado laranja), acaba de realizar um curso internacional sobre análise de sementes forrageiras, para atender os requisitos de credenciamento. A Matsuda é membro da ISTA desde 2007.

SEED NEWS

Felizmente, chegou ao fim o processo para registro da marca SEED news junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Como em todas as atividades, é importante proteger as inovações para possibilitar investimentos e a confiança de que não haverá apropriação indébita de marcas ou iniciativas. Como se sabe, a pirataria ocorre em todos os ramos de negócio.

NEGÓCIO DE SOJA

O número de produtores de sementes de soja chega a centenas no país, entretanto apenas quatro programas de melhoramento detêm mais de 80% da área cultivada com suas variedades. Porém, os mesmos quatro não se repetem todos os anos, significando que novos e melhores materiais estão sendo lançados anualmente. Há uma relação estreita entre número de programas de melhoramento e número de variedades que se sobressaem.

A APROSESC

Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina realizou, em outubro último, um treinamento para responsáveis técnicos da área de produção de Sementes, onde teve a participação de 67 profissionais. O treinamento contou com palestras sobre: 1- Semente esverdeada em soja em relação à sua qualidade fisiológica e produtividade; e 2- Atualidades e mudanças na legislação de sementes e sobre o programa SIGEF. O negócio de sementes é dinâmico, o que requer atualizações constantes.

EXPORTAÇÃO


O Brasil, com sua diversidade de clima e plataforma legal sobre sementes, está despertando a atenção dos países do hemisfério norte para a multiplicação de sementes na entressafra. O país possui experiência na exportação de sementes de forrageiras tropicais e na exportação entre filiais de uma mesma empresa, no entanto, agora, a procura tem sido por empresas independentes. Na região, Chile, Argentina e Uruguai já estão alguns anos neste negócio.

VISITA

Com o objetivo de divulgar os novos produtos da Cool Seed, como o secador com ar frio desumidificado, a SEED news recebeu a visita do presidente da empresa, empresário Francisco Ayala. A Cool Seed se destacou com o desenvolvimento comercial de equipamentos para o esfriamento dinâmico das sementes.

EXPANSÃO

O empresário e ex-presidente da Aprosesc, Fernando Prezzotto, está expandindo os negócios da empresa Sempre, em sementes de milho, soja, sorgo e feijão para todo o país. Para isso, está aumentando sua equipe de melhoristas e profissionais com especialidade em produção e comércio de sementes. É alentador constatar novos investimentos e iniciativas no negócio de sementes, que, sem dúvida, são precursores de retorno.

ELEVANDO O PADRÃO

É com satisfação que se observa o aumento das empresas de sementes que colocam no mercado lotes de sementes, garantindo que a germinação mínima é bem superior ao mínimo estipulado por lei. Esta estratégia tende a tirar do sistema a semente de uso próprio e o pirata. A elevação do padrão requer conhecimentos, investimento e informação, ou seja, a profissionalização.

PARCERIA


A parceria da empresa BASF com o IRGA, para criação e desenvolvimento de novos e melhores materiais de arroz, acaba de ser renovada. Este trabalho conjunto vem desde o início da década de 2000, com resultados excelentes, principalmente com materiais que possibilitam controlar a invasora “arroz vermelho”. Entretanto, nos últimos três anos não foram registrados acordos entre as partes. Os orizicultores certamente agradecem a retomada da parceria.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br