Tamanho da letra A- A+


ERRATA

No artigo “Resistência de insetos a culturas BT: Conceitos e estratégias de manejo”, publicado na última edição da SEEDnews, em maio de 2017, utilizou-se uma ilustração antiga sobre prática de refúgio para a cultura do algodão. O correto é a utilização de uma área mínima de refúgio de 20%, isto acordado entre os atores da cadeia do algodão e pesquisadores.

ARMAZENAGEM COM PRECISÃO

Ocorreu durante a edição da EXPOARROZ de 2017, a criação do Grupo do LABGRÃOS “Armazenagem com Precisão”. Trata-se de um grupo de trabalho do Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos do DCTA-FAEM/UFPel, criado objetivando integrar os diversos componentes do segmento da armazenagem, de modo a estabelecer uma identidade para o setor. É constituído de duas equipes: técnica e de apoio. A equipe técnica é integrada por especialistas e a de apoio é formada por empresas, instituições e entidades representativas do setor, como associações, sindicatos e federações. O LABGRÃOS (www.labgraos.com.br) terá foco na pós-colheita com ênfase na qualidade.

MOMESSO

Evaristo Momesso Jr, diretor geral da MOMESSO, juntamente com representantes de sua equipe comercial e técnica, marcaram presença na Agrishow 2017. Os executivos reforçaram o lançamento da inovadora mesa densimétrica GA da Cimbria, líder mundial em processamento de sementes, que conta com a representação brasileira da MOMESSO. Com a inclusão da linha Cimbria, a MOMESSO, que é referência em tratamento de sementes, também passa a atuar em todas as etapas do beneficiamento.

SAA

Em setembro deste ano, a SAA estará promovendo o seu congresso na Colômbia, em parceria com a Acosemillas. Diego Risso, secretário executivo da entidade, irá incorporar ao evento uma seção de pôsteres para atrair ao evento o pessoal da pesquisa e desenvolvimento de produto. É uma iniciativa elogiável, pois congressos são ótimos locais para difusão das inovações tecnológicas – no caso da SAA, são empresários de empresas de sementes que podem fazer imediato uso das inovações. Informações: www.saaaseed.org

APROSESC

A Associação dos Produtores de Sementes de Santa Catarina (Aprosesc), junto com a Fundação Pró Sementes, promoveu um curso sobre produção e tecnologia de sementes, do qual participaram mais de 80 responsáveis técnicos de empresas produtoras de sementes, na cidade de Chapecó, no último mês de maio. A demanda por capacitação de pessoal está alta, o que significa que a atualização e o aprimoramento estão sendo reconhecidos.

AGROBALSAS

A programação do Agrobalsas de 2017 contou com palestras sobre culturas alternativas para a região. Neste sentido, Gisela Introvini, superintendente da Fapcen, convidou a doutoranda Andréa Martins para apresentar sua tese de doutorado sobre sementes de Amaranto. Com a possibilidade de uso desta espécie, a produção de sementes entra no contexto de viabilização da cultura, despertando enorme interesse de parte dos participantes. Boas apresentações estimulam a difusão de novas tecnologias e usos.

PESSOAL


Após 15 anos trabalhando na Bayer, em marketing voltado à área de tratamento de sementes, Siegfried Baumann foi guindado pela empresa para trabalhar na recém-criada área de Tech Services, com uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento. Assim, terá a responsabilidade de fazer a ponte entre as áreas de pesquisa e comercial, no que tange à capacitação e argumentação. A SEEDnews deseja sucesso a Baumann em sua nova e importante função.

CONTROLE INTERNO

Buscando melhorar os processos internos de controle de qualidade de sementes, a empresa Syngenta convidou o Dr. Geri Meneghello para proferir palestra específica sobre como verificar pontos críticos em seu programa de controle interno de qualidade. Aspectos de eficiência e eficácia são considerados na avaliação, onde profissionais oriundos de fora da empresa podem dar boas contribuições, principalmente aqueles com larga capacitação e experiência.

ACORDO

A SEEDnews possui um acordo com a International Seed Federation (ISF) para promover o congresso anual da entidade. O acordo consiste, basicamente, de parte da SEEDnews, no compromisso de publicar uma matéria sobre o negócio de sementes do país anfitrião. Em contrapartida, a ISF permite o livre acesso à SEEDnews no evento, inclusive com espaço para distribuição da revista. O acordo começou em 2015 com o evento no Uruguai. Neste ano, no evento da Hungria, foi discutido o acordo, o qual foi considerado um sucesso pela diretora da entidade, Jennifer Clowes.

ABRATES


O Dr. Franscisco Krzysanowski, presidente da ABRATES, resolveu inovar na edição deste ano do CBSementes. Acordou com a SEEDnews a prepararação de uma edição especial da revista para colocar na pasta que será distribuída no evento. A edição conterá as palestras das diferentes apresentações durante os três dias do congresso. Trata-se de um trabalho robusto, cuja tarefa se tornará viável graças à ação conjunta entre a ABRATES e a SEEDnews. Estima-se uma publicação de mais de 80 páginas.

SEMENTE CERTIFICADA

Está em plena campanha de difusão a utilização de sementes certificadas de arroz que propiciam aumento de produtividade, qualidade de grão e rentabilidade. Esta ação possui apoio da ACAPSA, APASSUL, IRGA, EMBRAPA, FEDEARROZ, EPAGRI E BASF. A semente certificada de arroz possui tolerância zero para a planta daninha arroz vermelho, além de possuir origem e qualidade conhecida; assim, possui nome e sobrenome, como também pais, avós e bisavós. Excelente iniciativa.

FAO

A FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) realiza historicamente contribuições vitais à segurança alimentar no mundo. Em linha com este princípio, publicou recentemente um guia para processamento de sementes focado nas atividades agrícolas na África. Assim como outros documentos, este guia demonstra, através de informações valiosas, diretas e bem ilustradas, como proceder para alcançar o beneficiamento e armazenagem de diversas espécies com qualidade, sendo de grande importância em regiões com baixa tecnologia em uso (http://www.fao.org/publications). Foto Wilson Hugo, da área de sementes da FAO, com Silmar T.Peske.

LABORATÓRIO DE SEMENTES

Para atender a demanda de análise de sementes em Tocantins e sul do Pará, foi criado o laboratório de sementes Evolve. Com a instalação do laboratório em Palmas, os agricultores poderão analisar suas sementes localmente, sem a necessidade de envio das amostras para outros estados. À frente do laboratório está a engenheira agrônoma Iná Costa, especialista em Sementes, que tem o desafio de mostrar aos clientes os benefícios que as análises de sementes podem trazer à lavoura. Além de trabalhar com sementes, o laboratório disponibiliza os serviços de análises de nematoides.

PARCERIA

Após várias negociações, a UPOV, ISTA, ISF e o OECD chegaram a um programa conjunto para promover o acesso a sementes de alta qualidade das novas cultivares, para dar suporte a uma agricultura sustentável. Estas entidades possuem uma forte atuação, praticamente em todos os países em que a agricultura é importante, razão pela qual possuem um alto potencial de contribuição, principalmente agora em que atuarão de forma conjunta. Mais informações: www.worlseedpartnership.org

FÓRUM TECNOLÓGICO DA SOJA

A Fundação Meridional promoveu, em conjunto com a Embrapa, a 2ª edição do Fórum Tecnológico da Soja. Neste ano, o circuito de eventos foi realizado em 5 estados: Paraná, Santa Catarina, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A programação incluiu dados recentes de pesquisas nas áreas de microbiologia do solo, fitopatologia, qualidade de sementes, genética e melhoramento. Sobre sementes, foi destacada a importância da qualidade fisiológica e seus reflexos na produtividade. Pesquisadores da Embrapa apresentaram o conceito de que as sementes são a “matéria-prima da lavoura” .

APROSEMP

A APROSEMP (Associação dos Produtores de Sementes do Paraguai) acaba de eleger nova diretoria com Hugo Acosta na presidência e Dolia Garcete como gerente da entidade. Hugo e Dolia são profissionais com larga experiência no negócio de sementes e com certeza irão conduzir a APROSEMP em alto nível, promovendo o uso de sementes de alta qualidade das variedades melhoradas. A SEEDnews deseja sucessos aos diretivos.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br